Português
A prova de velocidade, disputada em 60 metros, fez parte do calendário olímpico nos jogos de 1900 e 1904, tendo-se notabilizado, na época, os velocistas norte-americanos Alvin Kraenzlein e Archie Hahn, ambos alcançando marcas de 7,0 segundos (record mundial de então).
Actualmente, a corrida de 60 metros é disputada quase exclusivamente em pista coberta. Enquanto prova ao ar livre é pouco usual, sendo apenas contemplada, nos calendários oficiais séniores, maioritariamente como evento de exibição. Não obstante, e ao nível das camadas jovens, a distância ainda é recorrentemente utilizada pelos treinadores, nomeadamente na iniciação às provas de velocidade.
60 metros é também a distância, cientificamente apontada como mínima, para que o ser humano consiga alcançar a sua velocidade máxima. Porém, e atento o facto de se tratar de uma distância muito curta, bons reflexos e uma boa partida são, na maior parte das vezes, os elementos decisivos no desfecho da prova.
De referir ainda que, a prova de 60 metros, é parte integrante do treino de outros desportos, onde o tempo de reacção e o pico de velocidade são fulcrais, como é o caso do Futebol.
O actual record do mundo da distância é detido pelo americano Maurice Greene, com um tempo de 6,39 segundos, obtido a 03/02/1998 em Madrid.
Os 60 metros nos Jogos de Quelfes
- Local: Campo de Jogos – Escola EB 2/3 José Carlos da Maia
- Data / hora: Sábado, dia 16 de Maio às 10:00.
- Data Limite de Inscrição: 30/04/2009
Català
Els 60 metres llisos és una competició d'atletisme habitual en campionats en pista coberta, mentre que és una distància inusual per a carreres a l'aire lliure. Normalment, la prova és dominada pels millors corredors de 100 metres llisos. Els 60 metres llisos van ser correguts oficialment als Jocs Olímpics de 1900 i de 1904.
Els 60 metres llisos als Jocs de Quelfes
- Lloc: Camp de Jocs – Escola EB 2/3 José Carlos da Maia
- Data / hora: Dissabte, dia 16 de Maig als 10:00
- Data Límit dal Inscripció: 30/04/2009
Sem comentários:
Enviar um comentário