Jogos de todos nós…
Os Jogos de Quelfes, jornada desportiva a decorrer entre os dias 8 e 17 de Maio de 2009, nasceram com o objectivo principal de proporcionar a toda a população, a possibilidade de participar num conjunto de diferentes competições desportivas, visando, sobretudo, a promoção da actividade física através da vertente saúde-lazer.
Recordando a génese do projecto, este surge de uma análise ao panorama sócio-desportivo, não só da freguesia ou do concelho, mas do próprio Algarve, demasiado centrado nas competições entre clubes. Neste meio, a natural preferência pelos mais hábeis e os honorários exigidos (cada vez mais em voga no que toca à formação) acabam por excluir a maioria da oportunidade de praticar desporto e, por conseguinte, de participar em competições.
Por outro lado, é também dramático o número de jovens atletas que, na sua transição para sénior, e confrontados com a maior exigência do desporto organizado, acabam por o preterir, fruto da incapacidade de conjugar essa prática com os horários da vida adulta.
Com o crónico alheamento do fenómeno desportivo, potenciado por um modo de vida cada vez mais sedentário, próprio das sociedades modernas, conjugam-se os maus hábitos alimentares, incentivados pelas irresistíveis campanhas de marketing, promovidas pelas empresas do ramo.
Por tudo isto sonhamos com uns jogos, um evento de múltiplas modalidades, um meio de divulgação de desportos menos mediáticos, um meio activo, onde possamos canalizar, de igual forma, importantes mensagens a nível da alimentação e da motricidade. Saúde-se também a componente ambiental, da prática de actividades ao ar livre à consciencialização colectiva de que um Mundo melhor depende de todos nós.
Neste contexto, é sobretudo para a juventude que deixamos uma mensagem de apreço. Uma nova geração que faça do desporto, presença assídua nos seus hábitos de vida. Mas não só por isso consideramos estes jogos importantes. Queremos que, e porque a Escola é, por excelência, um educador privilegiado, esta competição surja como um complemento ao desporto escolar; um acréscimo não só em termos desportivos mas, igualmente, ao nível do desenvolvimento social, porquanto os jogos constituam um ponto de convívio e interacção entre todos os jovens das escolas que compõem o concelho de Olhão.
Enquanto porta-voz da comunidade catalã deste sítio de Quelfes, a Associação Vale d’Aran, incentiva ainda à participação de todos os cidadãos estrangeiros para que, mais do que um acontecimento desportivo plural, esta iniciativa seja também uma festa dos povos.
É pois sob a forma de uma grande festa desportiva que ambicionamos traduzir todo este projecto dos Jogos de Quelfes, um evento anual, no coração do concelho de Olhão, onde todos, independentemente de credos, raças, sexo ou proveniência podem participar gratuitamente.
Aqui negamos qualquer tipo de elitismo deixando, nomeadamente, o dirimir de conflitos entre clubes e respectivas equipas para o desporto organizado. Estes são os jogos de todos, de toda uma comunidade de homens e mulheres de espírito livre que, orgulhosamente, representam a sua Escola, a sua Freguesia ou o seu País. Estas são as referências que mais nos tocam no coração. Não somos donos de um sítio. Pertencemos-lhe.