terça-feira, 25 de novembro de 2008

Locais dos Jogos - Estádio Municipal de Olhão


Português

Alvo de um profundo remodelamento (que o dotou, entre outras inovações, de relvado sintético, sistema de iluminação, 6 balneários para equipas e 2 para àrbitros e instalações de apoio que incluem posto médico e recepção), orçado em cerca de um milhão e meio de Euros, o Estádio Municipal de Olhão (sito na freguesia de Quelfes) foi inaugurado a 16 de Junho de 2006, por sua Exa. Secretário de Estado da Juventude e Desporto, Dr. Laurentino Dias.
Actualmente este estádio, com lotação de 1500 lugares, é casa do Clube Desportivo Marítimo Olhanense e das camadas jovens do Sporting Clube Olhanense. Não obstante, este espaço tem sido também lugar de numerosos eventos desportivos, nomeadamente o torneio Quelfes Bicentenário (competição de futebol de 7, realizada a 21/06/2008, pela Associação Vale D´Aran, com o objectivo de, por intermédio do futebol, comemorar os 200 anos da vitória dos olhanenses sobre o exército francês, na ponte romana de Quelfes).
No próximo ano de 2009 será a vez de albergar o torneio de futebol de 7 Quelfes 09, competição inter-embaixadas e integrante dos Jogos de Quelfes. Um verdadeiro mini campeonato do Mundo que, por certo, ninguém quererá perder.
Català
El Stadí Municipal d´Olhão, inaugurat en 2006, i amb lotació per 15000 persones, va a ser el lloc del torneig inter-ambaixadas als Jocs de Quelfes 2009.



Entrada Balneários / Entrada Balnearis






Vista do Campo de Futebol 7 nº. 1 / Vista del Camp Futbol 7 nº. 1

Panorâmica do Meio Campo / Panorama del Mig Camp

Os desportos dos Jogos - Street Basket

Português

Fenómeno indissociàvel do movimentos juvenil, que inundou as grandes cidades norte-americanas dos anos 80 e 90 do século XX, o Street Basket é, em suma, uma forma urbana de basquetebol, desporto criado pelo canadiano, Dr. James Naismith, e definitivamente integrado no programa olímpico desde os Jogos de Berlin.

Ao invés do seu congénere de pavilhão, mais táctico, o Street Basket dá ao jogador a liberdade de criar e improvisar jogadas espetaculares. É um desporto de alegria e entusiasmo, onde se valoriza, principalmente, a habilidade e a criatividade de cada atleta.
Aqui a altura não é factor indispensável, mas sim a habilidade técnica e de improvisação de cada atleta, preponderantes no alcançar de desiquilíbrios. Com regras menos rígidas do que as do basquetebol, o Street Basket pode ser jogado com qualquer formação, apesar de as partidas 3x3 dominarem a maior parte dos torneios.

Esta modalidade, que atinge o seu auge nos Estados Unidos, onde desafios e torneios inundam os parques das cidades tem, no entanto, uma forte difusão mundial, alcançando, por vezes, e entre os mais jovens, maior adesão do que o próprio basquetebol.




O Street Basket nos Jogos de Quelfes
  • Local: Campo de jogos – Escola EB 2/3 José Carlos da Maia
  • Participantes: Toda a população - escalão Sénior ( geral ) e Sub-15 ( ambos M e F )
  • Data / hora: Prova masculina - Sábado, dia 9 de Maio de 2009, a partir das 9:00; Prova feminina – Domingo, dia 10 de Maio de 2009, a partir das 14:30
  • Data Limite de Inscrição: 30/04/2009

Català

El Street Basket és una forma urbana de jugar a bàsquet, especialment en parcs, els "playgrounds", més simplista mes, també, més espectacular.

En Catalunya el Street Basket és molt popular i practicat amb regularidat. La ciutat de Badalona és el centre dal Street Basket europeu.


El Street Basket als Jocs de Quelfes

  • Lloc: Camp de Jocs – Escola EB 2/3 José Carlos da Maia
  • Participants: Tota la població - escaló general i Sub-15 ( ambdós M i F)
  • Data / hora: Prova masculí - Dissabte, dia 9 de Maig als 9:00; Prova femenína - Diumenge, dia 10 de Maig als 14:30
  • Data Límit dal Inscripció: 30/04/2009

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Os desportos dos Jogos - 60 metros (prova de velocidade)

Português

A prova de velocidade, disputada em 60 metros, fez parte do calendário olímpico nos jogos de 1900 e 1904, tendo-se notabilizado, na época, os velocistas norte-americanos Alvin Kraenzlein e Archie Hahn, ambos alcançando marcas de 7,0 segundos (record mundial de então).


Actualmente, a corrida de 60 metros é disputada quase exclusivamente em pista coberta. Enquanto prova ao ar livre é pouco usual, sendo apenas contemplada, nos calendários oficiais séniores, maioritariamente como evento de exibição. Não obstante, e ao nível das camadas jovens, a distância ainda é recorrentemente utilizada pelos treinadores, nomeadamente na iniciação às provas de velocidade.


60 metros é também a distância, cientificamente apontada como mínima, para que o ser humano consiga alcançar a sua velocidade máxima. Porém, e atento o facto de se tratar de uma distância muito curta, bons reflexos e uma boa partida são, na maior parte das vezes, os elementos decisivos no desfecho da prova.


De referir ainda que, a prova de 60 metros, é parte integrante do treino de outros desportos, onde o tempo de reacção e o pico de velocidade são fulcrais, como é o caso do Futebol.


O actual record do mundo da distância é detido pelo americano Maurice Greene, com um tempo de 6,39 segundos, obtido a 03/02/1998 em Madrid.



Os 60 metros nos Jogos de Quelfes
  • Local: Campo de Jogos – Escola EB 2/3 José Carlos da Maia
  • Data / hora: Sábado, dia 16 de Maio às 10:00.
  • Data Limite de Inscrição: 30/04/2009

Català

Els 60 metres llisos és una competició d'atletisme habitual en campionats en pista coberta, mentre que és una distància inusual per a carreres a l'aire lliure. Normalment, la prova és dominada pels millors corredors de 100 metres llisos. Els 60 metres llisos van ser correguts oficialment als Jocs Olímpics de 1900 i de 1904.
Els 60 metres llisos als Jocs de Quelfes
  • Lloc: Camp de Jocs – Escola EB 2/3 José Carlos da Maia
  • Data / hora: Dissabte, dia 16 de Maig als 10:00
  • Data Límit dal Inscripció: 30/04/2009

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Jogos de Quelfes

Jogos de todos nós…

Os Jogos de Quelfes, jornada desportiva a decorrer entre os dias 8 e 17 de Maio de 2009, nasceram com o objectivo principal de proporcionar a toda a população, a possibilidade de participar num conjunto de diferentes competições desportivas, visando, sobretudo, a promoção da actividade física através da vertente saúde-lazer.

Recordando a génese do projecto, este surge de uma análise ao panorama sócio-desportivo, não só da freguesia ou do concelho, mas do próprio Algarve, demasiado centrado nas competições entre clubes. Neste meio, a natural preferência pelos mais hábeis e os honorários exigidos (cada vez mais em voga no que toca à formação) acabam por excluir a maioria da oportunidade de praticar desporto e, por conseguinte, de participar em competições.

Por outro lado, é também dramático o número de jovens atletas que, na sua transição para sénior, e confrontados com a maior exigência do desporto organizado, acabam por o preterir, fruto da incapacidade de conjugar essa prática com os horários da vida adulta.

Com o crónico alheamento do fenómeno desportivo, potenciado por um modo de vida cada vez mais sedentário, próprio das sociedades modernas, conjugam-se os maus hábitos alimentares, incentivados pelas irresistíveis campanhas de marketing, promovidas pelas empresas do ramo.

Por tudo isto sonhamos com uns jogos, um evento de múltiplas modalidades, um meio de divulgação de desportos menos mediáticos, um meio activo, onde possamos canalizar, de igual forma, importantes mensagens a nível da alimentação e da motricidade. Saúde-se também a componente ambiental, da prática de actividades ao ar livre à consciencialização colectiva de que um Mundo melhor depende de todos nós.

Neste contexto, é sobretudo para a juventude que deixamos uma mensagem de apreço. Uma nova geração que faça do desporto, presença assídua nos seus hábitos de vida. Mas não só por isso consideramos estes jogos importantes. Queremos que, e porque a Escola é, por excelência, um educador privilegiado, esta competição surja como um complemento ao desporto escolar; um acréscimo não só em termos desportivos mas, igualmente, ao nível do desenvolvimento social, porquanto os jogos constituam um ponto de convívio e interacção entre todos os jovens das escolas que compõem o concelho de Olhão.

Enquanto porta-voz da comunidade catalã deste sítio de Quelfes, a Associação Vale d’Aran, incentiva ainda à participação de todos os cidadãos estrangeiros para que, mais do que um acontecimento desportivo plural, esta iniciativa seja também uma festa dos povos.

É pois sob a forma de uma grande festa desportiva que ambicionamos traduzir todo este projecto dos Jogos de Quelfes, um evento anual, no coração do concelho de Olhão, onde todos, independentemente de credos, raças, sexo ou proveniência podem participar gratuitamente.

Aqui negamos qualquer tipo de elitismo deixando, nomeadamente, o dirimir de conflitos entre clubes e respectivas equipas para o desporto organizado. Estes são os jogos de todos, de toda uma comunidade de homens e mulheres de espírito livre que, orgulhosamente, representam a sua Escola, a sua Freguesia ou o seu País. Estas são as referências que mais nos tocam no coração. Não somos donos de um sítio. Pertencemos-lhe.